Retrospectiva 2019 – Iluminação pública de Campo Largo foi destaque no Encontro Paranaense de Eficiência Energética

Iluminação Pública - 23/12/2019 às 7h14

No início de dezembro foi realizado o 1º Encontro Paranaense de Eficiência Energética – evento voltado para a divulgação de tecnologias e soluções inovadoras em eficiência energética no Estado. Centenas de profissionais de diversas áreas e estudantes reuniram-se na sede da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba, buscando soluções para o melhor uso da energia elétrica. O projeto de melhoria na iluminação pública executado em Campo Largo foi um dos destaques apresentados. Mais de 3200 luminárias tradicionais já foram substituídas por led no município, numa ação realizada pela Companhia Campolarguense de Energia – Cocel em parceria com a Prefeitura Municipal.

Em Campo Largo a troca de luminárias iniciou com um Projeto de Eficiência Energética (PEE) realizado pela Cocel conforme regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. José Arlindo Lemos Chemin, diretor presidente da Companhia, conta que os excelentes resultados da primeira etapa incentivaram o poder público a dar continuidade ao projeto. “A economia no consumo de energia viabiliza a ampliação do projeto, já são mais 3200 mil luminárias eficientes instaladas e o objetivo é que toda área urbana tenha iluminação pública em led”, conta o diretor.

As lâmpadas led são até 70% mais econômicas que as tradicionais, proporcionam melhor percepção das cores e menores custos de manutenção, contribuindo também para a valorização do espaço público e com a segurança da população. O projeto realizado em Campo Largo vem se tornando referência para outros municípios que buscam ações mais eficientes e também para a iniciativa privada.