Retrospectiva 2019 – Decoração de Natal sem desperdício de energia

Natal - 23/12/2019 às 8h19

A decoração de Natal das principais praças e do Calçadão da Rua XV de Novembro este ano foram instaladas levando em conta o princípio da eficiência energética – menor consumo possível de energia e sem desperdícios. Na Praça Atílio de Almeida Barbosa (Praça da Matriz) as grandes peças decorativas são feitas em material aramado e lâmpada led. A iluminação é desligada durante a madrugada, evitando o desperdício de energia no período em que a visitação diminui.

Silvano Silva, técnico da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel e um dos responsáveis por toda a instalação da decoração, explica que cada cordão de led utilizado na decoração consome pouco mais de um quilowatt-hora (kWh) por mês se ficar ligado por oito horas, todos os dias. Na composição das peças decorativas maiores, como o urso, por exemplo, são utilizados cerca de trinta cordões (cada cordão tem oito metros) – representando um consumo médio de 36 kWh por mês se permanecer ligado oito horas todos os dias.

O consumo das lâmpadas led em relação às tradicionais chega a ser até 80% menor, mas é preciso ficar atento à qualidade dos materiais utilizados. Conexões mal feitas, materiais de baixa qualidade e instalações elétricas inadequadas podem causar desperdício de energia e ainda risco de acidentes, como curtos-circuitos, choques e até incêndios.

Para que a iluminação decorativa desligue durante a madrugada foram instaladas fotocélulas temporizadas. Apenas alguns pontos específicos não serão desligados por questões de segurança – caso da árvore no Marco do III Milênio, rotatória da Avenida Padre Natal Pigatto e também a Praça do Colégio Sagrada Família. O presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, lembra que a Companhia vem realizando em parceria com a Prefeitura Municipal um grande projeto de melhoria na iluminação pública, que consiste na substituição das luminárias tradicionais por led. “Queremos mostrar que é possível buscar a eficiência em todas as ações. A decoração de Natal é uma opção de lazer para as famílias, valoriza o município e as empresas daqui, fomenta a economia e ainda é sustentável”, completa Chemin.

Árvore acionada pelo movimento de bicicletas é destaque

Na Praça Getúlio Vargas (Praça do Museu) uma árvore que tem a iluminação acesa pelo movimento de bicicletas chama a atenção e as “pedaladas” vêm sendo disputadas pelos visitantes. O objetivo é demonstrar o quanto as lâmpadas led são mais eficientes que as tradicionais, que poucos movimentos são suficientes para gerar a energia necessária para a iluminação.

“Queremos mostrar o quanto a energia é importante e está presente no nosso dia a dia, e também como é importante realizar escolhas mais eficientes”, resume Chemin. As bicicletas são equipadas com um pequeno gerador eletromecânico. “O gerador produz 220 volts de corrente alternada, o suficiente para acender as lâmpadas led”, explica Silva.