Cocel está entre as melhores distribuidoras do país na avaliação da ANEEL

Premiação - 08/01/2020 às 2h45

Companhia Campolarguense é finalista do Prêmio ANEEL de Qualidade 2019

A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel está novamente entre as melhores distribuidoras de energia do país, conforme avaliação feita pela agência reguladora – a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). A Cocel é finalista do Prêmio ANEEL de Qualidade 2019. Em 2018 a Companhia foi campeã e em 2019 esteve entre as quatro melhores da categoria na premiação, alcançando os melhores resultados em toda a história.

Em 2019 a Cocel concretizou uma grande mudança em sua gestão com a migração para o mercado livre de energia. O fim do contrato de compra de energia da Copel Distribuição colocou a concessionária campo-larguense no mesmo patamar de negócio das grandes distribuidoras e contribuiu para a redução nas tarifas de energia. O diretor presidente da Cocel, José Arlindo lemos Chemin, conta que a compra de energia através de leilão teve como objetivo principal a redução das tarifas para os consumidores e já trouxe resultados positivos. “Desde julho os consumidores residenciais passaram a pagar 7,02% menos na fatura de energia e para as indústrias a redução chegou a 14%. Em 2018 a Companhia já teve o menor reajuste tarifário do Paraná e em 2019 alcançou uma das maiores reduções de tarifa em todo o país”, explica Chemin.

Investimentos na rede de distribuição vêm sendo realizados de forma intensiva nos últimos anos com o objeto de melhorar cada vez mais a qualidade do fornecimento de energia. O diretor técnico da Cocel, Carlos Conrado Krzyzanovski, conta que em 2019 foi concluída a construção de um novo alimentador que atende toda a região do entorno da BR 277, com rede compacta no tronco principal e separado da rede de Curitiba. “Esta obra foi realizada em 16 etapas e resultou numa melhoria significativa para mais de três mil consumidores da região. Construímos também a primeira smart grid do município e instalamos diversos equipamentos de proteção para minimizar o risco de interrupções e tornar o atendimento o mais rápido possível em caso de qualquer emergência”, destaca Krzyzanovski.

Para Chemin, o reconhecimento da ANEEL reflete o trabalho realizado por toda equipe da Cocel buscando menores tarifas e mais qualidade no serviço. “Realizamos mudanças significativas no processo de compra de energia, no atendimento aos consumidores, na organização das equipes técnicas, sempre com o objetivo de oferecer o melhor serviço possível aos campo-larguenses e com menores tarifas. A diretoria da agência reguladora já disse que a Cocel fez o dever de casa e deve seguir de exemplo às outras concessionárias, e os resultados do Prêmio ANEEL de Qualidade confirmam que o empenho de toda a equipe vale a pena”, ressalta o diretor.

O resultado do Prêmio ANEEL de Qualidade será divulgado em 12 de fevereiro, em cerimônia na sede do Tribunal de Contas da União, em Brasília – DF. Para a agência reguladora, a premiação tem o objetivo de fomentar a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados e retrata o grau de contentamento do consumidor.

Bons resultados da Cocel têm repercussão nacional

A Companhia recebeu em 2018 dois troféus da ANEEL – foi considerada a melhor concessionária de seu porte e a que mais cresceu no país, recebendo dois Prêmios IASC (Índice ANEEL de Satisfação dos Consumidores). Em 2019, dois outros reconhecimentos inéditos. A Ouvidoria da Cocel foi considerada uma das melhores do país e o projeto “Iluminando Campo Largo com Eficiência” recebeu o Prêmio Sesi ODS – que reconhece as melhores práticas das organizações para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O projeto de melhoria na iluminação pública já resultou em mais de 3 mil luminárias tradicionais substituídas por led – que são mais econômicas e iluminam melhor.

08/01/2020