“Caminho do Led” reuniu mais de 800 atletas

Educação - 17/02/2020 às 6h17

A corrida e a caminhada noturnas foram realizadas no sábado, em comemoração ao aniversário de Campo Largo

As ruas centrais de Campo Largo foram tomadas por atletas amadores e profissionais na noite do último sábado, 15. A corrida e caminhada “Caminho do Led” contaram com mais de 800 participantes, que percorreram o trajeto de 5,2 km em vias que contam com iluminação pública eficiente, com lâmpadas led. A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal com o apoio da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel em comemoração ao aniversário do município – 149 anos de emancipação política. O evento também teve o objetivo de incentivar novas ações voltadas à eficiência energética, como a substituição de lâmpadas tradicionais por led – que consomem menos energia e iluminam melhor.

O “Caminho do Led” envolveu esporte, saúde, valorização do espaço público e eficiência energética: a corrida e caminhada “Caminho do Led”. Atletas jovens e idosos, homens e mulheres, grupos de corrida e famílias inteiras participaram do evento. O local de largada e chegada foi a Praça Getúlio Vargas e o primeiro atleta a completar o percurso foi Valdir da Silva Batista.

A prática regular de atividade física é indicada para prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida, e um dos objetivos deste evento é promover o esporte. O Diretor do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal, Paulo Castagnoli, ressalta que a prática esportiva é de extrema importância para saúde física e mental para pessoas de todas as idades e quando realizadas em grupo ainda contribuem para a socialização dos participantes e para a valorização dos espaços públicos. “Com o ‘Caminho do Led’ buscamos mostrar como o esporte é capaz de reunir famílias e grupos de amigos, valorizar Campo Largo e ainda fazer bem para a saúde”, completa Castagnoli.

A iluminação em led começou a ser instalada pelas equipes da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel em 2017, através do Programa de Eficiência Energética (PEE). Nesta primeira etapa foram substituídas 756 luminárias tradicionais por modelos led – que são mais econômicas e iluminam melhor. Os recursos economizados no consumo de energia foram investidos em novas luminárias, possibilitando que o projeto fosse expandido. Já são mais de 3 mil luminárias eficientes instaladas na região central e bairros próximos, neste projeto realizado através da parceria entre Cocel e Prefeitura Municipal.

Fotos: Lucas Rachinski

 17/02/2020