Nota de esclarecimento

Comunidade - 07/11/2020 às 2h41

Tendo em vista a veiculação de informações inverídicas sobre a Companhia Campolarguense de Energia – Cocel, considerando ainda a transparência habitual em todas as ações da Companhia e o respeito devido a nossos consumidores, colaboradores e acionistas, cabe esclarecer:

A COCEL é uma sociedade de economia mista, cuja principal acionista é a Prefeitura Municipal de Campo Largo, que detém 99,61% das ações.

A Companhia iniciou suas atividades em 1.968 e seus fundadores detinham uma porcentagem mínima de ações, de forma a atender a exigência legal para composição da empresa de sociedade de economia mista. Cabe ressaltar que todas as empresas de economia mista possuem acionistas privados minoritários.

Atualmente a Companhia conta com 46 acionistas – sendo que a Prefeitura Municipal detém 99,61% e as ações dos outros 45 acionistas representam 0,39% do total. Destacamos que todas as informações sobre a composição acionária, assim como o balanço financeiro da Cocel, são dados públicos disponibilizados no Portal da Transparência.

Os valores repassados aos acionistas não influenciam o cálculo das tarifas aplicadas. A definição das tarifas de cada concessionária é realizada pela ANEEL, levando em consideração custos gerenciáveis e não gerenciáveis pelas empresas. Os custos gerenciáveis são a compra de energia, investimentos, custos com manutenção e recursos humanos, entre outros. Os custos não gerenciáveis são encargos e impostos, entre outros. A Companhia é rigorosamente fiscalizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Tribunal de Contas Estadual, Tribunal de Contas da União e todas as suas contas e ações foram aprovadas pelos órgãos competentes.

A Cocel não obtém lucro com a instalação de luminárias led. A melhoria realizada na iluminação pública iniciou com os recursos próprios da Companhia, através de Projeto de Eficiência Energética (PEE) realizado conforme regulamentação da ANEEL. As etapas seguintes são custeadas pela Prefeitura Municipal de Campo Largo através da Contribuição para Custeio de Iluminação Pública – COSIP. A economia no consumo de energia possibilita que novas luminárias sejam adquiridas, sem qualquer aumento na COSIP.

Feitos os esclarecimentos necessários, declaramos total repúdio à disseminação de informações fora de contexto, falsas e caluniosas, que têm como objetivo principal induzir os moradores do município ao erro, além de denegrir a imagem da Cocel e de seus colaboradores e acionistas. Lamentamos ainda que o debate eleitoral seja contaminado por falácias e sensacionalismos infundados, prejudicando o processo democrático.

A Companhia vem aplicando todos os esforços para oferecer o melhor atendimento possível a seus consumidores, com segurança e qualidade, e vem sendo reconhecida nacionalmente pela eficiência em gestão.

Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para que os responsáveis sejam adequadamente punidos.

Atenciosamente,

Companhia Campolarguense de Energia – COCEL

07/11/2020