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Ressarcimentos por danos elétricos

Procedimentos para dar entrada em pedidos de ressarcimento por danos elétricos

Atendendo ao que dispõem as Resoluções Aneel 414/2010, 499/2012 e Módulo 9 – Prodist (Procedimentos de Distribuição), a COCEL informa os critérios para atendimento de reclamações por danos em equipamentos elétricos de unidades consumidoras atendidas em baixa tensão, causados por deficiências ou anormalidades na rede de distribuição.

1)      Quando e quem pode fazer a solicitação

O pedido de ressarcimento, devidamente acompanhado da documentação necessária, deve ser realizado no prazo máximo de até 90 dias, a contar da data da ocorrência.

A solicitação deve ser realizada pelo titular ou representante legal da unidade consumidora.

2)      Meios de fazer a solicitação:

  • Pessoalmente na sede da Cocel;
  • Através dos Correios: deve enviar solicitação detalhando o(s) aparelho(s) danificado(s), a data da ocorrência e quaisquer outras informações que julgue necessária, e assiná-la (neste caso o prazo conta a partir do momento em que a correspondência é recebida);
  • Via teleatendimento (0800 – 726 2121);
  • Via Agência Virtual (www.cocel.com.br).

*Documentos enviados por FAX não serão aceitos.

3)      Informações necessárias para abrir a solicitação:

  • Detalhar as características dos aparelhos danificados (modelo, marca, número de série, ano de compra, entre outros);
  • Data e horário em que ocorreu o dano;
  • Relato da ocorrência;
  • Telefone de contato;
  • Outras informações podem ser solicitadas.

4)      Prazos:

  1. Vistoria inicial a ser realizada por profissionais da Cocel: 10 dias corridos, ou 01 dia útil para equipamentos utilizados para o acondicionamento de alimentos perecíveis ou medicamentos;
  2. Resultado do pedido de ressarcimento: 15 dias corridos após realização da vistoria;
  3. Ressarcimento em caso de pedidos julgados procedentes: 20 dias corridos após a comunicação do resultado;

*Total do prazo: 45 dias.

*O processo pode ficar suspenso aguardando a entrega pelo consumidor de documentos adicionais, tais como laudos técnicos e orçamentos.

IMPORTANTE:

  • O processo de ressarcimento será indeferido caso o cliente providencie, por sua conta e risco, a reparação do(s) equipamento(s), sem aguardar o término do prazo para a vistoria inicial, salvo nos casos em que haja prévia autorização da concessionária.
  • O consumidor deve permitir o acesso ao equipamento e às instalações da unidade consumidora sempre que solicitado, sendo o impedimento de acesso, devidamente comprovado, motivo para a Cocel indeferir o pedido de ressarcimento.
  • Para instruir o pedido de ressarcimento o consumidor deverá fornecer à Companhia no mínimo 01 laudo técnico e 02 orçamentos para conserto de cada equipamento danificado.
  • Teleatendimento: 0800-7262121 (atendimento comercial das 8h às 20h, de segunda-feira a sábado)
  • Atendimento presencial: Rua Rui Barbosa, 520 – Centro – Campo Largo – PR (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30)

Modelo para laudo e orçamento – Cocel