Nota sobre faltas de energia entre os dias 20 e 22/01

Energia - 23/01/2017 às 8h23

A Cocel esclarece que entre sexta-feira e domingo (20 a 22/01) as interrupções no fornecimento de energia foram causadas por acidentes e por problemas na rede que pertence à COPEL (Companhia Paranaense de Energia).

O caso mais crítico ocorreu na noite de sexta-feira, quando todo o Circuito Passaúna ficou sem energia. Mais de 2.600 unidades consumidoras tiveram o fornecimento prejudicado por uma falha na rede da Copel. A rede nesta região é compartilhada entre as duas concessionárias, por ficar no limite entre os municípios de Campo Largo e Curitiba.

Quando o defeito é na rede da Cocel, os técnicos da Companhia Campolarguense fazem a manutenção. E quando a falha é na rede da Copel, é necessário aguardar que os técnicos da própria Copel realizem os reparos necessários. O grande problema é que em muitos casos as equipes da Copel demoram para chegar à região e realizar o conserto. Consequentemente, o fornecimento de energia leva mais tempo para ser restabelecido. Os consumidores dos bairros Cercadinho, Jd. Guarani, Figueiredo, Rivier, Colônia Dom Pedro, Mato Preto e redondezas são afetados por esta situação.

Obra vai tornar rede independente da Copel para melhorar atendimento

A fim de regularizar a situação e agilizar o atendimento aos consumidores a Cocel vai executar uma obra de grande porte, com investimento superior à R$800 mil, para separar o Circuito Passaúna da rede da Copel. A mudança tornará o circuito independente da rede de Curitiba, possibilitando que todas as manutenções e atendimentos emergenciais sejam realizados exclusivamente por equipes da Cocel. As melhorias devem minimizar os riscos de interrupções e, caso ocorram, o restabelecimento será muito mais rápido. Parte da obra já está em execução e a finalização depende da obtenção de licenças ambientais e junto ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem), pois as instalações de rede ficam às margens da BR 277. A finalização deste empreendimento está programada para o primeiro semestre deste ano.

Carros batem em postes no Centro e na Campina

Na madrugada do domingo, 22/01, um veículo atingiu poste de iluminação pública na Rua Vereador Arlindo Chemin – não houve interrupção no fornecimento. A substituição do poste foi realizada na manhã de hoje, 23/01.

Ainda no domingo, por volta das 20h, outro acidente resultou em quebra de poste e danos à rede de distribuição na região da Campina. O circuito ficou sem energia por 1 hora e 40 minutos, até que fosse possível realizar os reparos emergenciais. O poste danificado será substituído ainda esta semana com “linha viva” – sem desligar a rede.