Bandidos fazem se passar por funcionários da Companhia para assaltar residências
A Cocel informa que nenhum de seus funcionários realiza qualquer tipo de serviço nos imóveis de seus consumidores. O acesso dos funcionários é somente até o ponto de entrada da energia elétrica, para realização de leitura mensal e serviços. Alguns golpistas tem se feito passar por funcionários da Companhia para entrar nas residências e assaltar.
As principais vítimas são idosos – que permitem a entrada dos golpistas acreditando que serão cadastrados na tarifa social ou que irão responder a uma pesquisa. Enquanto são distraídos por um dos bandidos, outro percorre a casa e leva cartões, documentos e objetos de valor. Foram relatados fatos assim nos bairros São Vicente e Loteamento Gorski. No ano passado, casos parecidos ocorreram no Jardim Habitalar.
A Cocel esclarece que os cadastros de baixa renda somente são realizados na sede da Companhia, para quem tem o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada do INSS. Todos os seus funcionários usam uniforme, crachá com foto e os carros também são identificados com a logomarca da empresa. Durante o mês de abril está sendo realizada pesquisa de opinião a respeito da qualidade do serviço prestado, mas os entrevistadores não entram nas residências. Esta pesquisa – que é uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) – é realizada pela empresa Datacenso, e seus funcionários também são identificados com crachá.
Se houver dúvidas a respeito da identidade do colaborador, deve-se entrar em contato com a Cocel para confirmar se existe algum serviço sendo executado na região – pelo telefone 0800-7262121. Lembramos que os funcionários e os veículos utilizados pela empresa são identificados.
Ao perceber que se trata de um golpe, uma fraude, deve-se imediatamente ligar para a polícia (telefone 190) ou Guarda Municipal (telefone 3393-5726 ou 153). É importante que quem tiver sido vítima do golpe registre o Boletim de Ocorrências na Delegacia mais próxima – para que os policiais possam investigar, identificar e prender os criminosos.