Retrospectiva 2019 – mais de 3200 luminárias leds instaladas

Iluminação Pública - 20/12/2019 às 5h42

Mais de 3200 luminárias tradicionais já foram substituídas por led – mais eficientes e econômicas. A primeira fase do projeto foi realizada através do Programa de Eficiência Energética (PEE) e as etapas seguintes são realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal.

A economia no consumo de energia viabiliza a aquisição de novas luminárias, possibilitando que o projeto seja expandido para os bairros. Além do Centro, já contam com iluminação eficiente os bairros Popular Velha, Popular Nova, Vila Bancária, Vila Solene, Vila Miotto, Partênope, Vila Otto, Aparecida, Jardim Florestal, Jardim Alvorada, Vila de Lourdes e Colônia Rebouças.

A substituição das luminárias por modelos mais eficientes resultou em uma economia de aproximadamente 176.838 kWh por mês – energia suficiente para alimentar 850 residências. Esta redução representa uma economia de cerca de 15% do valor total da fatura paga pelo município.

O diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, conta que o objetivo da Companhia é que toda área urbana seja contemplada com a melhoria na iluminação. “Os valores economizados em energia são investidos em novas luminárias, desta forma o projeto é ampliado e a iluminação eficiente chega aos bairros. Além de uma iluminação melhor, a mudança contribui para a valorização do espaço público e para a segurança”, completa Chemin.