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COCEL adota novas medidas voltadas ao combate à pandemia de coronavírus

Ação Social - 22/03/2020 às 10h24

Companhia suspendeu desligamentos por inadimplência por 2 semanas

A diretoria da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel fez alterações em seus processos de trabalho para evitar que os consumidores precisem sair de suas casas para solicitar serviços ou informações e para garantir que o fornecimento de energia seja mantido com segurança e qualidade neste período de crise causado pela pandemia do coronavírus. Algumas ações estão sendo realizadas em conjunto com a Prefeitura Municipal de Campo Largo – acionista majoritária da Companhia, com o objetivo de minimizar o impacto da crise aos campo-larguenses. Foi determinada a suspensão das interrupções do fornecimento de energia por inadimplência (cortes) até 06/04 e a suspensão dos cancelamentos da Tarifa Social até 19/04.

O diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, explica que seria possível autorizar algum tipo de desconto ou isenção dos pagamentos das faturas se houver alguma mudança na legislação do setor ou na forma da cobrança dos impostos pelos governos federal e estadual. “As tarifas são regulamentadas pela ANEEL e mais de metade do valor pago são impostos, se o governo abrir mão de pelo menos parte desta receita as tarifas podem ser reduzidas. Somente um destes impostos, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), pago ao Governo do Estado do Paraná, representa quase um terço do valor total da fatura dos consumidores”, explica Chemin.

A Companhia também colocou à disposição da Prefeitura Municipal de Campo Largo, através do Comitê de Combate ao Coronavírus, o espaço do Centro de Treinamento e o apoio de sua equipe nas ações de combate à pandemia.

Além do atendimento emergencial, a Companhia continua atendendo solicitações de serviços comerciais, como ligações novas e trocas de titularidade, através dos canais alternativos. O atendimento presencial e o acesso à sede foram restritos, mas qualquer tipo de solicitação poderá ser feita através do telefone, e-mail, aplicativo Cocel Mobile ou Agência Virtual. Mudanças internas, como remanejamento de horários e equipes, implantação de home office, alterações no fluxo de documentos e do uso das áreas comuns da empresa também foram implantadas com o objetivo de proteger colaboradores e consumidores da pandemia.

22/03/2020