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Cocel adota novas medidas no combate ao coronavírus

Serviços - 25/03/2020 às 3h16

A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel fez alterações em seus processos de trabalho para evitar que os consumidores precisem sair de suas casas para solicitar serviços ou informações e para garantir que o fornecimento de energia seja mantido com segurança e qualidade neste período de crise causado pela pandemia do coronavírus. Algumas ações estão sendo realizadas em conjunto com a Prefeitura Municipal de Campo Largo – acionista majoritária da Companhia, com o objetivo de minimizar o impacto da crise aos campo-larguenses e com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. A Companhia também colocou à disposição da Prefeitura Municipal, através do Comitê de Combate ao Coronavírus, o espaço do Centro de Treinamento e o apoio de sua equipe nas ações de combate à pandemia. As medidas poderão ser revistas a qualquer momento, conforme mudanças na legislação.

Suspensão de cortes de energia em residências

Foi determinada a suspensão das interrupções do fornecimento de energia por inadimplência (cortes) de residências e de serviços e atividades consideradas essenciais pela legislação – como hospitais e assistências médicas. Também foram suspensos os cancelamentos da Tarifa Social. Conforme as novas regras definidas pela ANEEL para o período de contingência, nos casos de pagamento de faturas em atraso continuam valendo as regras anteriores – incidência de multa de 2%, juros de mora de 1% ao mês e correção monetária. As medidas valem por 90 dias, podendo ser revogadas a qualquer momento pela agência reguladora.

Entrega das faturas continuará sendo realizada

Por enquanto não haverá mudanças no processo de leitura e entrega das faturas em Campo Largo. A ANEEL já autoriza que as faturas sejam emitidas pela média de consumo dos últimos 12 meses, mas a Cocel neste momento mantém a realização da leitura mensal, assim como a entrega das faturas. Caso a crise epidemiológica se agrave, a Companhia poderá suspender a realização da leitura mensal.

Atendimento por canais alternativos

Além do atendimento emergencial, a Companhia continua atendendo solicitações de serviços comerciais, como ligações novas e trocas de titularidade, através dos canais alternativos. O atendimento presencial e o acesso à sede foram restritos, mas qualquer tipo de solicitação poderá ser feita através do telefone, e-mail, aplicativo Cocel Mobile ou Agência Virtual. Mudanças internas, como remanejamento de horários e equipes, implantação de home office, alterações no fluxo de documentos e do uso das áreas comuns da empresa também foram implantadas com o objetivo de proteger colaboradores e consumidores da pandemia.

Como utilizar o app “Cocel Mobile”

Para instalar o aplicativo é necessário fazer o download diretamente nas lojas virtuais “Google Play” ou “Apple Store”. Basta procurar por “Cocel” e a opção do “Cocel Mobile” já estará disponibilizada. O aplicativo é gratuito e a instalação é rápida. Informação sobre falta de energia, solicitação de manutenção na iluminação pública, consulta sobre faturas em aberto e histórico de consumo e emissão de segunda via de fatura são algumas das funções disponibilizadas.

Quem já utiliza a Agência Virtual da Companhia pode utilizar a mesma senha para o aplicativo. Ao utilizar estas ferramentas pela primeira vez precisa fazer a confirmação de dados e cadastro de senha. Após este cadastro inicial o aplicativo permite o gerenciamento de várias unidades consumidoras ao mesmo tempo. É possível “apelidar” cada unidade com um nome diferente, facilitando a identificação dos imóveis.

Canais de atendimento a consumidores da Cocel:

  • Aplicativo para smartphones: COCEL MOBILE (disponível para Android e iOS)
  • Agência Virtual: www.cocel.com.br
  • E-mail: atendimento@cocel.com.br
  • Teleatendimento: 0800-7262121 (ligação gratuita)
  • SMS: (41) 99106-9146 – para informar falta de energia (escrever o número da unidade consumidora no conteúdo)

25/03/2020