Audiência Pública promovida pela Cocel contou com a participação de representantes de diversos setores

Comunidade - 26/03/2021 às 6h59

A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel realizou na quinta-feira (25) Audiência Pública sobre o Programa de Eficiência Energética – PEE. Participaram do evento on line mais de cinquenta pessoas – representantes dos consumidores, de instituições de ensino, de áreas técnicas e do poder público, entre outros. A Audiência foi transmitida ao vivo pelo canal da Cocel no Youtube.

O projeto “Iluminando o saber com eficiência”, que está em execução, foi apresentado pela equipe da Cocel durante a Audiência. Serão substituídas lâmpadas e luminárias por modelos eficientes em 35 escolas públicas municipais e na Vila Olímpica e instalados painéis fotovoltaicos em cinco escolas e na Vila Olímpica. Ao final do projeto a economia de energia será de mais de 270 MWh/ano (megawatts hora ao ano), o que equivale a aproximadamente R$180 mil economizados ao ano.

 

O presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, informou que o projeto busca valorizar as escolas e a educação do município, proporcionando melhorias no ambiente para alunos e professores, incentivando o uso de energia limpa e gerando economia. “Os valores economizados poderão ser utilizados pela Secretaria de Educação em novos livros, uniformes, equipamentos, em outras melhorias para as escolas”, destacou Chemin.

O prefeito Maurício Rivabem ressaltou que o projeto da Cocel serve de incentivo para que o município busque por novos projetos voltados à eficiência, ampliando as melhorias conquistadas. Rivabem destacou ainda que a melhoria na iluminação pública realizada em Campo Largo tornou o município referência nacional em iluminação eficiente. Este projeto iniciou com a substituição de luminárias por meio do Programa de Eficiência Energética da Cocel e a economia gerada possibilitou que a Prefeitura desse continuidade às substituições, ampliando o projeto. Mais de 5 mil luminárias led já foram instaladas nas vias públicas de Campo Largo.

A gestora do PEE da Cocel, Schirlei Kotovicz, destacou que o Programa tem o objetivo de reduzir o consumo de energia sem perder o conforto, a qualidade, e reduzir o desperdício, além de incentivar o uso de equipamentos mais eficientes. “O último projeto de melhoria na iluminação pública foi tão significativo que foi o campeão do Prêmio Sesi ODS 2019 – que tem o objetivo de reconhecer e divulgar práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável realizadas pelas organizações. O projeto ‘Iluminando o saber com eficiência’ investe em melhorias para a comunidade e mais de 14 mil alunos são diretamente beneficiados”, completa Kotovicz.

Além da Vila Olímpica Antônio Lacerda Braga, as Escolas Municipais Vereador José Andreassa (Cercadinho), Monsenhor Ivo Zanlorenzi (Bom Jesus), Reino da Loucinha (Centro), Dona Fina (Ferraria) e Augusto Pires de Paula (Três Córregos) receberão os painéis fotovoltaicos. As instalações já iniciaram e o projeto deve ser concluído em 2021.

Nos últimos anos a Cocel realizou doze projetos de eficiência energética – que incluem a substituição de equipamentos de famílias de baixa renda (refrigeradores e lâmpadas), “eficientização” em prédios públicos, ações educativas, entre outros. Mais de R$ 5 milhões foram investidos, gerando uma economia de mais de 7,4 mil MWh/ano. Os projetos são realizados de acordo com a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que também é responsável pela fiscalização. A Cocel mantém canais permanentes para receber contribuições da comunidade sobre o PEE, por meio do e-mail qualidade@cocel.com.br e telefone (41) 2169-2157.

Confira a apresentação feita pela Cocel durante a Audiência:

Apresentação – Audiência Pública 01-2021

26/03/2021