Projeto da Cocel recebe o Selo Sesi ODS 2021

Premiação - 07/12/2021 às 11h36

O projeto “Iluminando o saber com eficiência” desenvolvido pela Companhia Campolarguense de Energia – Cocel e voltado à valorização da educação no município recebeu o Selo Sesi ODS 2021 – que tem o objetivo de reconhecer e divulgar práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável realizadas pelas organizações. O anúncio dos projetos recebedores do Selo foi realizado pelo Serviço Social da Indústria – Sesi em cerimônia virtual realizada em 25/11/2021.

Dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030 – que foi estabelecida em 2015 durante encontro de líderes mundiais realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Brasil e outros 192 países são signatários deste plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. “Energia limpa e acessível” é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e também está relacionado com ações de eficiência energética.

O projeto desenvolvido pela Cocel proporcionou a substituição de lâmpadas e luminárias por modelos eficientes nas 35 escolas públicas municipais e na Vila Olímpica e a instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia em cinco escolas e na Vila Olímpica. A economia de energia é de aproximadamente 270 MWh/ano (megawatts hora ao ano), o que equivale a aproximadamente R$180 mil economizados ao ano.

O projeto teve como objetivos melhorar o espaço de aprendizagem, reduzir desperdícios e estimular novas ações voltadas à eficiência energética. O presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, ressaltou que o projeto busca valorizar as escolas e a educação do município, proporcionando melhorias no ambiente para alunos e professores, incentivando o uso de energia limpa e gerando economia. “Os valores economizados podem ser utilizados pela Secretaria de Educação em novos livros, uniformes, equipamentos, em outras melhorias para as escolas”, destacou Chemin.

Nos últimos anos a Cocel realizou doze projetos de eficiência energética – que incluem a substituição de equipamentos de famílias de baixa renda (refrigeradores e lâmpadas), “eficientização” em prédios públicos, ações educativas, entre outros. Mais de R$ 5 milhões foram investidos, gerando uma economia de mais de 7,4 mil MWh/ano. Os projetos são realizados de acordo com a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que também é responsável pela fiscalização.

 07/12/2021