Tarifas da Cocel tem redução média de 8,04%

Tarifas - 08/02/2022 às 6h03

As faturas dos consumidores da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel ficam em média 8,04% mais baratas em 2022. A redução extraordinária vale para todos os consumidores atendidos em baixa tensão, principalmente residências.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL aprovou as novas tarifas em 1º de fevereiro, com aplicação retroativa a 06/01/22. Os novos valores estarão em vigor até o próximo processo de reajuste tarifário, previsto para junho. A mudança foi possível devido uma nova Lei Federal voltada às concessionárias de menor porte, que muda a forma de cálculo das tarifas.

Para o diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, a redução é uma vitória da Companhia e dos consumidores campo-larguenses. “Conseguimos demonstrar que a Cocel é eficiente e agora tanto o Governo Federal quanto a ANEEL confirmaram que havia necessidade de mudança na forma do cálculo das tarifas. Acabou a diferença entre as tarifas aplicadas entre Cocel e Copel para os consumidores residenciais e as tarifas para indústrias em Campo Largo já são menores” – afirma Chemin.

Em 2019 a Cocel encerrou o contrato de compra de energia que mantinha com a Copel e passou a comprar energia por meio de leilões. Para Chemin, ingressar no mercado livre de energia foi uma das mudanças mais significativas na gestão da Companhia e impactou diretamente nos resultados que estão sendo alcançados. “Do valor total da fatura paga pelo consumidor, cerca de 15% representam custos que são gerenciáveis pela Companhia e são estes custos que buscamos reduzir sem comprometer a qualidade do serviço prestado. Os outros 85% são compostos por custos sobre os quais a concessionária não tem gerenciamento, como tributos e encargos” , completa o diretor.

08/02/2022