Cocel está entre as melhores do Brasil no “Prêmio ANEEL de Ouvidoria”

Premiação - 26/06/2025 às 1h57

O trabalho realizado pela Ouvidoria da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel foi reconhecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL como um dos melhores do país. A Companhia ficou em segundo lugar no “Prêmio ANEEL de Ouvidoria”, entre as distribuidoras que atendem até 100 mil unidades consumidoras.

A premiação, promovida pela agência reguladora de todo o setor elétrico do país, tem o objetivo de estimular melhores práticas no atendimento às demandas dos consumidores e de disseminar a cultura da qualidade dos serviços e eficiência do atendimento aos consumidores. O resultado foi divulgado na quarta-feira (25), durante cerimônia de abertura do XXII Encontro Nacional de Ouvidores do Setor Elétrico, em Florianópolis – SC, na sede da Celesc. A DME Distribuição, distribuidora de Poços de Caldas – MG, foi a campeã.

Na avaliação do “Prêmio ANEEL de Ouvidoria”, a agência reguladora leva em consideração diversos fatores – como a correta avaliação de reclamações, a adequação à regulamentação vigente e o cumprimento de prazos. A Companhia Campolarguense está entre as três melhores do país nesta premiação pelo terceiro ano consecutivo.

A ouvidora da Cocel, Bárbara Lunardon, explica que a Ouvidoria atua principalmente na melhoria de processos internos, funciona como um canal de segundo nível para os consumidores que já tiveram uma reclamação analisada e não concordaram com a resposta recebida ou a solução apresentada. Para Lunardon, o maior desafio é conciliar a expectativa dos consumidores com a legislação vigente em um setor que é extremamente regulamentado. “Grande parte das regras que a Cocel precisa seguir não é definida pela Companhia – são leis, decretos, resoluções que afetam diretamente o serviço prestado e, principalmente, a tarifa aplicada”, destaca Lunardon. Para a ouvidora, o contato próximo com os consumidores é essencial para identificar eventuais falhas e poder corrigir com agilidade.

O diretor-presidente da Cocel, Rafael Rogiski, destaca o compromisso da Companhia em sempre buscar melhorar seus processos internos e oferecer o melhor atendimento possível aos consumidores. “A Cocel vem ano a ano melhorando seus resultados e a premiação da Ouvidoria é um exemplo. O setor elétrico mudou muito nos últimos anos e a Cocel também está mudando, buscando não só se adaptar, mas se destacar neste cenário” – afirma Rogiski.

O contato com a Ouvidoria da Cocel pode ser realizado pelos seguintes canais:

– Atendimento pessoal, na sede da Companhia,

– Ligação gratuita para 0800-7262212,

– E-mail para ouvidoria@cocel.com.br.

25/06/2025