A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel é uma das finalistas da primeira edição do Prêmio ANEEL de Inovação, concorrendo na categoria média empresa. A premiação é uma iniciativa da agência reguladora do setor elétrico e tem o objetivo de reconhecer empresas, profissionais e pesquisadores que se destacam pela gestão estratégica e pelos resultados gerados no âmbito do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI ANEEL), além de dar visibilidade aos avanços tecnológicos gerados.
O projeto desenvolvido pela Cocel tem o título “Técnicas de Data Analytics aplicadas à Otimização da Operação e Manutenção de Transformadores de Potência”. Realizado em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), o projeto é voltado a melhorias no processo de gestão de subestações. Franklin Klock, engenheiro-eletricista e responsável técnico da Cocel, explica que “os transformadores de potência são elementos chave na conexão de subestações de energia elétrica com o sistema elétrico de potência, a gestão destes ativos é de vital importância para manutenção da confiabilidade da operação das subestações”. De acordo com o engenheiro, o sistema desenvolvido é capaz de emitir diagnósticos operativos dos transformadores e, utilizando técnicas de Data Analytics, (inteligência artificial aplicada na análise dos dados), auxilia na definição da vida útil e dos equipamentos e na programação de manutenções.
Foram quase cinco anos de pesquisas e testes, até a conclusão do projeto no final de 2024. Henrique Gesser, diretor técnico da Cocel, informa que o sistema desenvolvido pela Companhia está em operação e é uma ferramenta que contribui significativamente para que a gestão dos equipamentos da Subestação DCL seja mais eficiente. O projeto foi realizado de acordo com a regulamentação da ANEEL, que também é responsável pela fiscalização.
O resultado do Prêmio ANEEL de Inovação será divulgado em 17 de setembro, durante o Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico (Citeenel 2025), principal evento de inovação do setor no Brasil, que este ano será realizado em Manaus – AM.
28/08/2025