Prevenção de doenças cardiovasculares e relacionamento entre pais e filhos foram temas de palestras na Sipat

Segurança - 01/12/2017 às 2h19

Na quarta-feira, 29/11, Sergio Kariya compartilhou com os colaboradores da Cocel seu ponto de vista sobre os desafios no relacionamento entre pais e filhos. A apresentação teve o objetivo de estimular a reflexão sobre as relações familiares, que são tão significativas na formação de cada indivíduo e na forma como cada um atua no trabalho e na sociedade.

A imposição de limites foi um dos temas abordados por Kariya. Ponderar entre tomar atitudes autoritárias demais, ou permissivas demais é um dos grandes desafios que os pais precisam enfrentar. Karyia ressalta que as boas relações familiares demandam investimento de tempo e energia por parte de todos, o que nem sempre é fácil.

O “coração” foi o centro das atenções na palestra de quinta-feira da Sipat. O médico cardiologista Maurício Dallagrana expôs quais são os principais grupos mais propensos a doenças cardiovasculares – como os fumantes, os diabéticos e quem tem familiares com histórico de doenças.

Algumas atitudes simples podem ajudar a evitar doenças cardiovasculares – como reduzir o consumo de sal e álcool, manter uma dieta balanceada e evitar o sedentarismo (praticar no mínimo 250 minutos de atividades físicas na semana). O médico ressalta ainda que uma pessoa com pressão arterial 13 x 8 atualmente já é considerada hipertensa e deve procurar tratamento. Dallagrana ressalta que a prevenção é de extrema importância, pois grande parte dos casos de infarto e derrames – que ocorrem de forma fulminante e muitas vezes são fatais, poderiam ser evitados.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Ainda de acordo com o Ministério, 300 mil pessoas no Brasil sofrem infartos todos os anos e em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal.

Palestra SIPAT COCEL

#SipatCocel2017

Faixa da SIPAT COCEL 2017

01/12/17