Projeto “Fazendo arte” recebe apoio da Cocel para realização de oficinas de artes plásticas

Ação Social - 11/09/2019 às 3h00

Projeto do artista Toto Lopes foi selecionado através de Chamamento Público

Oitenta crianças da região do Jardim Meliane e bairros próximos contam com mais uma atividade realizada no contra turno escolar: a oficina de artes plásticas ministrada por Toto Lopes. Realizado com o apoio da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel, o projeto atende crianças de famílias de baixa renda e vulnerabilidade social. Em parceria com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do Jardim Meliane, as oficinas são uma ferramenta de inclusão social através da arte.

As crianças percebem que podem ter um futuro diferente, as oficinas abrem um leque de opções e abordam questões socioambientais. As crianças aprendem a produzir os próprios materiais e percebem que é possível fazer arte com baixo custo” – conta Toto Lopes, que há doze anos participa de projetos sociais voltados às crianças e adolescentes. Além de ensinar artes plásticas, as oficinas também são uma oportunidade para que as crianças recebam incentivo, que tenham quem as escute e dê atenção.

O diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, conta que a Companhia vem investindo em projetos que possam ser transformadores, que contribuam para a formação de uma cidade melhor para todos. “Através do Programa de Apoio a Projetos Sociais a Cocel consegue dar a oportunidade para crianças e jovens aproveitarem o contra turno escolar para desenvolverem habilidades e a capacidade de socialização. Ocupamos um tempo ocioso com aprendizado” – resume Chemin.

As oficinas são muito importantes no desenvolvimento das crianças, não só na parte artística, mas principalmente na melhoria na convivência”, afirma Fernanda Bathke – coordenadora do CRAS e do Projeto Pequeno Campolarguense no Jardim Meliane. Para ela, o maior resultado é possibilitar que as crianças tenham a oportunidade de ver a cultura de uma forma diferente, ver a vida de uma forma diferente do que estão acostumadas. A seleção das crianças que participam do Projeto Fazendo Arte é realizada pela equipe do CRAS.

Hoje artista e multiplicador cultural, Toto Lopes já foi aluno de um projeto social quando criança e esta experiência foi significativa em sua vida. “Se não fosse a oportunidade que tive na infância de participar de um projeto talvez hoje não fosse artista, talvez minha vida fosse totalmente diferente. Hoje sou realizado em poder incentivar outras crianças”, conta Lopes.

O projeto “Fazendo Arte” foi selecionado através de Chamamento Público do Programa de Apoio a Projetos Sociais da Cocel. Um total de nove projetos receberão apoio da Companhia através de patrocínio direto ou desconto na fatura de energia.

11/09/19