Obras dos alunos do projeto “Fazendo arte” serão expostas no Museu Histórico

Ação Social - 12/11/2019 às 6h07

Com o apoio da Cocel, projeto levou artes plásticas às crianças em situação de vulnerabilidade social.

Entre os dias 19 e 30 de novembro as obras de oitenta crianças que participam do projeto “Fazendo Arte” serão expostas no Museu Histórico de Campo Largo. O material utilizado é inovador – as pinturas foram feitas em shapes de skate. A exposição é o resultado das oficinas de artes plásticas ministradas por Toto Lopes, multiplicador cultural que há doze anos trabalha com projetos voltados a crianças e jovens.

O projeto Fazendo Arte conta com o apoio da Companhia Campolarguense de Energia – COCEL, e atende crianças de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do Jardim Meliane, as oficinas são uma ferramenta de inclusão social através da arte.

O diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, conta que a Companhia vem investindo em projetos que possam ser transformadores, que contribuam para a formação de uma cidade melhor para todos. “Através do Programa de Apoio a Projetos Sociais a Cocel consegue dar a oportunidade para crianças e jovens aproveitarem o contra turno escolar para desenvolverem habilidades e a capacidade de socialização. Ocupamos um tempo ocioso com aprendizado” – resume Chemin.

“As crianças percebem que podem ter um futuro diferente, as oficinas abrem um leque de opções e abordam questões socioambientais. As crianças aprendem a produzir os próprios materiais e percebem que é possível fazer arte com baixo custo” – conta Toto Lopes. Além de ensinar artes plásticas, as oficinas também são uma oportunidade para que as crianças recebam incentivo, que tenham quem as escute e dê atenção.

“As oficinas são muito importantes no desenvolvimento das crianças, não só na parte artística, mas principalmente na melhoria na convivência”, afirma Fernanda Bathke – coordenadora do CRAS e do Projeto Pequeno Campolarguense no Jardim Meliane. Para ela, o maior resultado é possibilitar que as crianças tenham a oportunidade de ver a cultura de uma forma diferente, ver a vida de uma forma diferente do que estão acostumadas. A seleção das crianças que participam do Projeto Fazendo Arte é realizada pela equipe do CRAS.

Exposição “Fazendo Arte”:
Data: 19 a 30 de novembro.
Local: Museu Histórico de Campo Largo (Praça Getúlio Vargas).
Abertura: 19/11/19, às 14 horas.
Horários: de terça a sexta-feira das 8h às 18 horas, sábados das 8h às 15 horas, domingo e segunda-feira fechado.
Entrada gratuita.

 

12/11/19