Corrida e caminhada “Caminho do Led” serão realizadas na noite de sábado (15)

Educação - 11/02/2020 às 6h05

Ação em comemoração ao aniversário de Campo Largo promove a prática esportiva e destaca a eficiência energética na iluminação pública

Campo Largo completa em fevereiro 149 anos de emancipação política e o aniversário será comemorado com uma ação que envolve saúde, valorização do espaço público e eficiência energética: a corrida e caminhada “Caminho do Led”. A corrida e caminhada serão realizadas no sábado, 15/02, com largada às 20h na Praça Getúlio Vargas (Praça do Museu). Os participantes percorrerão um percurso de 5,2 km na região central do município – passando por ruas e avenidas que contam com iluminação pública modelo em eficiência.

A prática regular de atividade física é indicada para prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida, e um dos objetivos deste evento é promover o esporte. O Diretor do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal, Paulo Castagnoli, ressalta que a prática esportiva é de extrema importância para saúde física e mental para pessoas de todas as idades e quando realizadas em grupo ainda contribuem para a socialização dos participantes e para a valorização dos espaços públicos. “Com o ‘Caminho do Led’ buscamos mostrar como o esporte é capaz de reunir famílias e grupos de amigos, valorizar Campo Largo e ainda fazer bem para a saúde”, completa Castagnoli.

A iluminação em led começou a ser instalada pelas equipes da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel em 2017, através do Programa de Eficiência Energética (PEE). Nesta primeira etapa foram substituídas 756 luminárias tradicionais por modelos led – que são mais econômicas e iluminam melhor. Os recursos economizados no consumo de energia foram investidos em novas luminárias, possibilitando que o projeto fosse expandido. Já são mais de 3 mil luminárias eficientes instaladas na região central e bairros próximos, neste projeto realizado através da parceria entre Cocel e Prefeitura Municipal.

A gestora do PEE da Cocel, Schirlei Cequinel Kotovicz, conta que o projeto também tem o objetivo de incentivar novas ações voltadas à eficiência energética. “Buscamos mostrar que ao optar por equipamentos mais eficientes, reduzir o desperdício, por fazer escolhas melhores no que diz respeito ao uso da energia os benefícios alcançados vão muito além da economia – contribuem para a preservação dos recursos do planeta e, quando se trata da iluminação de espaços públicos, valorizam toda a cidade” – resume Kotovicz.  

 

Corrida e caminhada “Caminho do Led”
Data: 15/02/2020 (sábado).
Horário da largada: 20 h.
Local da largada: Praça Getúlio Vargas (Praça do Museu)
Distribuição dos kits: a partir das 16h30 de sábado (15/02) na Praça Getúlio Vargas.
Percurso: 5,2 km.
Evento gratuito.
Inscrições encerradas.
Informações: (41) 3292-6083 – Vila Olímpica.

11/02/2020