Retrospectiva 2019 – Projeto “Fazendo arte” leva artes plásticas a crianças em situação de vulnerabilidade e obras são expostas no Museu

Ação Social - 23/12/2019 às 7h01

Em novembro as obras de oitenta crianças que participam do projeto “Fazendo Arte” foram expostas no Museu Histórico de Campo Largo. O material utilizado é inovador – as pinturas foram feitas em shapes de skate. A exposição é o resultado das oficinas de artes plásticas ministradas por Toto Lopes no Projeto Fazendo Arte – realizado com o apoio da Companhia Campolarguense de Energia – COCEL, que atende crianças de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do Jardim Meliane, as oficinas são uma ferramenta de inclusão social através da arte.

O diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, conta que a Companhia vem investindo em projetos que possam ser transformadores, que contribuam para a formação de uma cidade melhor para todos. “Através do Programa de Apoio a Projetos Sociais a Cocel consegue dar a oportunidade para crianças e jovens aproveitarem o contra turno escolar para desenvolverem habilidades e a capacidade de socialização. Ocupamos um tempo ocioso com aprendizado” – resume Chemin.

“As crianças percebem que podem ter um futuro diferente, as oficinas abrem um leque de opções e abordam questões socioambientais. As crianças aprendem a produzir os próprios materiais e percebem que é possível fazer arte com baixo custo” – conta Toto Lopes. Além de ensinar artes plásticas, as oficinas também são uma oportunidade para que as crianças recebam incentivo, que tenham quem as escute e dê atenção.

“As oficinas são muito importantes no desenvolvimento das crianças, não só na parte artística, mas principalmente na melhoria na convivência”, afirma Fernanda Bathke – coordenadora do CRAS e do Projeto Pequeno Campolarguense no Jardim Meliane. Para ela, o maior resultado é possibilitar que as crianças tenham a oportunidade de ver a cultura de uma forma diferente, ver a vida de uma forma diferente do que estão acostumadas. A seleção das crianças que participam do Projeto Fazendo Arte é realizada pela equipe do CRAS.