Nove projetos recebem patrocínio da Cocel por meio do Programa de Apoio a Projetos Sociais

Ação Social - 28/12/2021 às 8h09

A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel divulgou os projetos sociais que foram selecionados para receber patrocínio. Nove projetos foram selecionados por meio do Chamamento Público 02/2021, que teve duas etapas de avaliação: na primeira fase foram verificados se os documentos apresentados cumpriam as exigências do edital e na segunda fase foram atribuídas notas aos projetos por uma comissão interna. A iniciativa contempla o Estatuto da Companhia, que autoriza a destinação de recursos a projetos de grande relevância para o município.

Para o presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, contribuir com o desenvolvimento de Campo Largo é um dos principais objetivos da Companhia. “Recebemos e selecionamos projetos excelentes, que valorizam a comunidade e podem contribuir de forma significativa para a construção de uma cidade melhor” – completa Chemin.

Três instituições receberão desconto na fatura de energia pelo período de doze meses: Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo – ADFCL, Associação de Pesquisa e Tratamento do Alcoolismo e Associação Erceana Campolarguense. “A seriedade na administração e a contribuição destas instituições para o município de Campo Largo são notórias”, destaca o presidente da Cocel.

Outros seis projetos receberão patrocínio direto, são eles:

  • Projeto “Cataluz – Recicle seus Conceitos”, realizado pela Fraternidade Capulana.

A Cocel será uma das patrocinadoras do projeto realizado em prol de catadores de recicláveis e pessoas em situação de rua, por meio do fornecimento de equipamentos de proteção, substituição dos carrinhos de coleta inadequados por modelos mais leves e adaptados, garantindo melhor retorno aos trabalhadores e conscientização da população em relação à reciclagem.

A Fraternidade Capulana atua desde 2012 em Moçambique e no Brasil em ações sociais.

  • Projeto “Florescer”, da Gerar Campo Largo – Geração de Emprego, Renda, e Apoio ao Desenvolvimento Regional.

Por meio da arte-terapia e incentivo ao empreendedorismo, o projeto tem o objetivo de resgatar a autoestima e autonomia de mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social, acolhidas vítimas de violência doméstica ou com problemas de saúde, mães de portadores de deficiência física ou necessidades especiais.

A Gerar tem como foco criar condições sustentáveis de transformação social, não apenas combater a pobreza. São 47 unidades no Paraná e Santa Catarina, atuando em projetos pioneiros como o “Aprendiz Legal” e o “Gerar Esquenta”, entre outros.

  • Projeto “Prestação de serviço ambiental e social ao Município de Campo Largo”, da Associação Unidos da Reciclagem – ASSUR.

O patrocínio da Cocel viabilizará a manutenção da prensa enfardadeira vertical e da esteira transportadora de materiais da Associação – equipamentos utilizados para a separação e processamento dos materiais recicláveis. Além de proporcionar mais segurança aos catadores e eficiência energética dos maquinários, esta manutenção possibilita a melhoria na gestão dos resíduos e maior produtividade em todo o processamento do material – melhores condições de trabalho e renda para os catadores e promovendo a sustentabilidade ambiental.

A ASSUR conta atualmente com 24 associados, que processam mais de 518 toneladas de recicláveis ao ano.

  • Projeto “João de Barro – A Arte Ancestral da Cerâmica”, do arte-educador Fabio Mazzon.

Serão realizadas oficinas em escolas públicas municipais sobre uma das atividades mais significativas para Campo Largo: a arte da produção cerâmica. Os alunos terão a oportunidade de conhecer a história e a importância da produção cerâmica e de confeccionar uma peça.

  • Projeto “Cocel a Energia do Atleta”, do educador físico João Vitor Cipriano.

Serão oferecidas aulas de karatê e compra de quimonos para alunos em situação de vulnerabilidade, incentivando o desenvolvimento de habilidades desportivas (como capacidade física e motora) e formação psicossocial (como disciplina, cooperação e respeito).

  • Projeto “Fazendo Arte”, de Tanielton Lopes Pereira.

Proporciona oficinas de artes plásticas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desenvolvendo ações de caráter social, lúdico e educativo e incentivando o uso de materiais recicláveis como matéria prima.

28/12/2021