Empresas de telecomunicações têm 30 dias para regularizar cabeamento na região central

Manutenção - 15/08/2025 às 8h33

Uma nova fase da Operação Desembaraça, que têm o objetivo de regularizar o cabeamento da rede de telecomunicações no município, iniciou na quarta-feira (13). Foi estabelecido pelo Procon Campo Largo o prazo de 30 dias úteis para que as empresas regularizem as instalações em 90 pontos críticos da região central do município. Se a regularização não for realizada no prazo estipulado, poderão ser aplicadas multas e o cabeamento poderá ser retirado.

A regularização do cabeamento tem como principal objetivo evitar acidentes com cabos soltos ou em altura inadequada, além de promover a adequação técnica das instalações e a redução da poluição visual. Dezenove empresas de telefonia e internet compartilham a infraestrutura com rede de distribuição de energia – empresas que são responsáveis por manter os cabos identificados e em conformidade com as normas técnicas vigentes.

Após o recebimento de inúmeras reclamações, em maio o Procon Campo Largo deu início à Operação Desembaraça – que conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel. Na quarta-feira (13) foi realizada uma reunião entre o Procon e todas as empresas envolvidas para apresentação desta nova etapa, que tem prazo para conclusão e uma relação pré-definida de pontos a serem regularizados.

A diretora do Procon Campo Largo, Priscila Mezzadri Bassani, destaca que a regularização do cabeamento é uma demanda urgente e precisa do envolvimento de todas as empresas. “Recentemente ocorreram dois acidentes causados por cabos soltos que poderiam ter sido fatais, é urgente que sejam tomadas providências e que a população denuncie quando verificar uma instalação irregular”, completa Bassani.

Nas próximas etapas da Operação, serão definidas novas regiões que estão com instalações críticas e que precisam de intervenções. “Também está prevista a criação de um canal de denúncias específico para este fim e foi determinado que a Cocel deve cortar, e não fazer amarrações, quando identificar cabeamento irregular e oferecendo risco”, informa Bassani.

Instalações que precisam ser regularizadas na Av. Marechal Deodoro

Toneladas de cabos abandonados

O abandono de cabos descartados por empresas de telecomunicações em calçadas e vias públicas também está sendo combatido com a Operação Desembaraça. Bassani informa que ao realizar serviços de manutenção ou novas instalações, “algumas empresas simplesmente largam no local os cabos que foram retirados, de forma totalmente irregular”. Em 2024, aproximadamente duas toneladas de cabos de telefonia e internet abandonados foram recolhidos pela Cocel.

Na última semana, duas situações graves de abandonos de cabos foram relatadas por moradores – na Avenida dos Expedicionários – Itaqui e na Rua João Bertoja – Itaqui de Cima. A diretora do Procon orienta que a população denuncie, de preferência registrando com fotos, as empresas que abandonam cabeamento ou deixam cabos pendurados em placas de trânsito ou enroladas em poste depois da execução dos serviços.

Cabos recolhidos na Av. Expedicionários em 15/08

Cabos abandonados na Rua João Bertoja

Procon Campo Largo

O Procon Campo Largo fica na Rua Rui Barbosa, 1407 – Centro (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h). Telefone: (41) 3292-5151.

15/08/2025