As inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025 foram prorrogadas até 5 de outubro. Estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, das redes pública e privada ainda podem ter suas inscrições feitas gratuitamente pelos seus professores pelo site oficial: www.onee.org.br.
Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, a olimpíada reúne 48 concessionárias de energia elétrica em todo o país.
Premiação para alunos e professores
A cerimônia nacional acontece em 6 de novembro, em Brasília-DF. Os estudantes vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks para os primeiros colocados de cada estado. Todos os medalhistas também terão acesso direto à 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2026, sem precisar disputar a etapa inicial.
Os professores também serão valorizados. Além de curso gratuito (40h) com certificado, materiais pedagógicos alinhados à BNCC e lives de mentoria, os educadores premiados poderão receber até R$ 15 mil em vale-presentes na plataforma Viva!, conforme regulamento.
Como funciona
- Inscrições: até 5 de outubro pelo site onee.org.br
- 1ª fase: desafios em formato de games sobre eficiência energética
- 2ª fase: prova objetiva online em outubro
- Resultado: 20 de outubro
- Semana Olímpica em Brasília:
- Desafio Final: 5 de novembro
- Cerimônia de Premiação: 6 de novembro
Em Campo Largo, mais de mil estudantes participaram de blitz educativas
Equipes da Cocel realizaram blitz educativas em Colégios do município para divulgar a edição 2025 da ONEE. Mais de mil estudantes participaram da ação, que tem os objetivos de informar sobre a eficiência energética e a ONEE 2025.
Na primeira edição nacional da Olimpíada, em 2024, os alunos campo-larguenses alcançaram excelentes resultados – foram 38 medalhistas no município! A expectativa é que na edição deste ano o número de participantes e medalhistas seja ainda maior.
Alunos e professores dos oitavos e nonos anos dos Colégios Estaduais Sagrada Família, João XXIII, Otalípio Pereira de Andrade, São Pedro e São Paulo e dos Colégios Acesso e San Marco participaram das blitz. Participando de desafios e competições, os jovens aprenderam alguns conceitos fundamentais sobre eficiência energética.
Mais informações: https://www.onee.org.br/