Cocel está entre as melhores distribuidoras do país na avaliação da ANEEL

Premiação - 14/02/2020 às 2h36

Companhia Campolarguense alcança os melhores resultados de sua história

A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel foi considerada uma das melhores distribuidoras de energia do país, conforme avaliação feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. A Cocel foi reconhecida como a segunda melhor concessionária de seu porte no Prêmio ANEEL de Qualidade, recebendo o troféu em cerimônia realizada em Brasília-DF, na quarta-feira (12). Em 2018 a Companhia foi campeã e em 2019 esteve entre as quatro melhores da categoria na premiação, alcançando os melhores resultados em toda a história.

O diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, destacou que este resultado só foi possível devido à colaboração de todos os funcionários e o apoio da Prefeitura Municipal, que é a acionista majoritária da Companhia. “Nos últimos anos realizamos algumas grandes mudanças na gestão da Cocel, mudanças que deram muito trabalho e que só tiveram resultado positivo por que toda a equipe vestiu a camisa da empresa e tivemos o apoio da Prefeitura para escolher um caminho diferente, desafiador e trabalhoso, sempre buscando oferecer o melhor para o consumidor campo-larguense. A Cocel saiu das últimas posições do ranking da ANEEL e hoje é referência em qualidade e eficiência” – destaca Chemin.

Presidente da ANEEL, André Pepitone, destacou a importância da pesquisa realizada com os consumidores

Fim do contrato com a Copel e redução nas tarifas

Em 2019 a Cocel concretizou uma grande mudança em sua gestão com a migração para o mercado livre de energia. O fim do contrato de compra de energia da Copel Distribuição colocou a concessionária campo-larguense no mesmo patamar de negócio das grandes distribuidoras e contribuiu para a redução nas tarifas de energia. Desde julho de 2019 os consumidores residenciais passaram a pagar 7,02% menos na fatura de energia e para as indústrias a redução chegou a 14%. Em 2018 a Companhia já teve o menor reajuste tarifário do Paraná e em 2019 alcançou uma das maiores reduções de tarifa em todo o país.

Mais qualidade no fornecimento de energia

Investimentos na rede de distribuição vêm sendo realizados de forma intensiva nos últimos anos com o objeto de melhorar cada vez mais a qualidade do fornecimento de energia. O diretor técnico da Cocel, Carlos Conrado Krzyzanovski, conta que em 2019 foi concluída a construção de um novo alimentador que atende toda a região do entorno da BR 277, com rede compacta no tronco principal e separado da rede de Curitiba. “Esta obra foi realizada em 16 etapas e resultou numa melhoria significativa para mais de três mil consumidores da região. Construímos também a primeira smart grid do município e instalamos diversos equipamentos de proteção para minimizar o risco de interrupções e tornar o atendimento o mais rápido possível em caso de qualquer emergência”, destaca Krzyzanovski.

Bons resultados da Cocel têm repercussão nacional

A Companhia recebeu em 2018 dois troféus da ANEEL – foi considerada a melhor concessionária de seu porte e a que mais cresceu no país, recebendo dois Prêmios IASC (Índice ANEEL de Satisfação dos Consumidores). Em 2019, dois outros reconhecimentos inéditos. A Ouvidoria da Cocel foi considerada uma das melhores do país e o projeto “Iluminando Campo Largo com Eficiência” recebeu o Prêmio Sesi ODS – que reconhece as melhores práticas das organizações para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O projeto de melhoria na iluminação pública já resultou em mais de 3 mil luminárias tradicionais substituídas por led – que são mais econômicas e iluminam melhor.

14/02/2020