Membros do Conselho da Cocel participam de encontro com conselheiros de todo o país

Consumidores - 27/05/2024 às 10h32

Representantes dos consumidores da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel participaram do Encontro de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica promovido pelo Conselho da CEMIG, em Belo Horizonte – MG. O evento, realizado nos dias 23 e 24/05, contou com mais de 200 participantes que representam consumidores das distribuidoras de energia de todas as regiões do país, além de pesquisadores, gestores públicos, empresários e representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

O Encontro teve o objetivo de discutir as mudanças no mercado da energia elétrica e os impactos para o consumidor. A abertura do mercado (um número cada vez maior de consumidores pode escolher de quem quer comprar a energia), o impacto dos subsídios na tarifa de energia e as mudanças na matriz energética com o crescimento da geração distribuída de fontes fotovoltaicas foram os temas destaques das apresentações e debates.

Foto: divulgação CEMIG.

Luiz Eduardo Barata, presidente da Frente Nacional dos Consumidores de Energia, afirmou em sua palestra que o Brasil tem condições para ter uma das tarifas de energia mais baratas do mundo, enquanto na realidade tem uma das mais caras. Entre as prioridades da Frente Nacional, Barata destacou a necessidade de uma reforma no setor elétrico e a reavaliação dos subsídios que atualmente compõem a tarifa. Ele citou o subsídios às fontes incentivadas (como a eólica), como dispensável, foi a energia gerada desta fonte já tem um custo menor que as demais.

Representando a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, o gerente executivo de regulação César Pereira ressaltou que o mercado livre de energia e a regulação do setor elétrico foram essencialmente pensados para os grandes consumidores e com a abertura de mercado precisam ser atualizados e simplificados. Assim como Barata, Pereira destaca a importância de garantir a sustentabilidade do ambiente de contratação regulado para evitar a “espiral da morte”, quando cada vez menos consumidores precisam pagar uma conta cada vez maior.

As ações da ANEEL visando aumentar a satisfação dos consumidores e garantir a justiça tarifária foram apresentadas por Camila Bonfim, superintendente da agência reguladora. A revisão da regulação sobre os níveis máximos de perdas não técnicas foi um dos exemplos citados por Bonfim.

André Ruelli e Camila Bonfim, superintendentes da ANEEL.

Os conselheiros José Maria Mendes Soares e Aline Vieira dos Anjos consideraram o encontro de grande importância para conhecer as melhores práticas dos demais Conselhos e para conhecer as últimas atualizações sobre os temas mais relevantes do setor. Os membros foram acompanhados pela colaboradora da Cocel que secretaria o Conselho, Bárbara Lunardon.

Lunardon, Anjos e Soares – secretária e membros do Conselho da Cocel

Sobre o Conselho de Consumidores

Os conselheiros representam os consumidores da Companhia e exercem trabalho voluntário, sem qualquer remuneração. As atividades seguem as diretrizes estabelecidas em regulamentação específica da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e têm como objetivos fiscalizar e sugerir melhorias à concessionária. As entidades representativas de cada classe de consumo (residencial, rural, comercial, industrial, Poder Público e também Procon) são definidas em Audiência Pública e indicam os representantes do Conselho.

As entidades que indicam os membros do Conselho (mandato de 2022 a 2026) são:

  • Sindicato Rural de Campo Largo – indica os representantes da classe rural.
  • Sindilouça (Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça, Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná) – indica os representantes da classe industrial.
  • Acicla (Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo) – indica os representantes da classe comercial.
  • Secretaria de Estado da Educação – indica os representantes da classe poder público.
  • Femoclam (Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana) – indica os representantes da classe residencial.

O contato com o Conselho de Consumidores pode ser realizado pelo e-mail conselho.cocel@cocel.com.br ou telefone (41) 3032-9200.

27/05/2024